Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

soutodaamor

soutodaamor

O Porto visto por mim

Moro a 90 km's do Porto e só o conhecia como sendo a cidade que tem dois shoppings (o Mar Shopping e o Norte Shopping) e um aeroporto (Sá Carneiro).

Mas isto foi até ao dia de ontem.

Ontem fomos conhecer o Porto. Na verdadeira acepção da palavra.

Conheçam-no, visitado por nós.

Deixamos o carro num dos muitos parques de estacinamento da cidade (no da Trindade) e descemos á Avenida dos Aliados (google maps aqui).

Esta á a principal avenida da cidade e, a mim, deixou-me fascinada. Rodeada de edificios imponentes e magnificos, bem no meio, á um passeio para os transeuntes e daqui podemos ver a Câmara Municipal do Porto

jkk.jpg

e, já no fim, a estátua erigida a D. Pedro IV. 

gchgc.jpg

Daqui fomos ao tão famoso Café Majestic (google maps aqui). Deixem-me partilhar convosco isto: era uma fixação minha. Uma das coisas que sempre disse: "não hei-de morrer sem ir ao Majestic". E ontem cumpri! É lindo, é caro, e é impressionante pelo estilo arquitectônico! Vão aqui conhecer a história deste local magnifico.

dfdf.jpg

srg.jpg

IMG_2767.JPG

Partimos, com a sensação de "dever cumprido" (eu a dizer ao Maridão "Pronto! Já posso riscar da lista uma das 4546712 coisas que quero fazer antes de morrer" ) e dirigimo-nos e começamos a prepararmo-nos fisica e mentalmente para o que nos esperava.

196 degraus. Cento e noventa e seis escadas. De pedra. Com um desnivelamento impressionante. Com passagens tão estreitas que tinhamos de recuar ou avançar se vinham outros visitantes a descer (ou a subir).

Do que falo?

Disto

IMG_2774.JPG

O percurso aqui.

A entrada são 3,00€ por cada par de pernas e, para alem de subirmos os benditos dos 196 degraus, tambem podemos visitar o Museu e a Igreja. 

IMG_2775.JPG

IMG_2779.JPG

E logo depois o martirio. A suadela. O esforço. Que são mais do que recompensados quando se chega ao destino!

IMG_2782.JPG

IMG_2784.JPG

IMG_2787.JPG

A vista sobre a cidade é impressionante! Pelo menos, em mim, teve o efeito de "UAU!"

E agora a brincadeirinha como não podia deixar de ser

 

IMG_2792.JPG

20151003_172256.jpg

Findada a bricadeirinha impunha-se convencer o Maridão a ir á "Livraria Lello".

"Livraria!... LELLO ainda por cima!" dizia ele de sobrolho franzido.

"Ok então!... Vou eu e tu esperas por mim..." afirmava eu convicta.

Mas não fui sozinha  o que andamos aqui.

Entrada? 3,00 € e, outra vez, por cada par de olhos. Ao chegar o que se nos depara? Uma fila... que não era assim tão graaaaannndeeee, mas foi mais uma tentativa do Maridão em "escapar"...

IMG_2795.JPG

Quando chegou a nossa vez, a Menina que estava no control da coisa, pediu-nos muito amavelmente para aguardarmos uns minutos enquanto se esperava que um grupo de Senhoras Espanholas que, como todo bom espanhol que se preze, falavam bastante alto, diria mesmo, aos berros entrava e se "organizava" pois que estavam em modo quase histérico.

Vai o Maridão (que por esta altura já estava resignado ao seu destino), colocou uma pergunta deveras pertinente...

"Porque é que esta Livraria é assim tão famosa?"

A Menina (muito simpática é verdade!... ainda não tinha referido...) passou a explicar: "A escritora Rowling, autora dos livros Harry Potter, frequentou a nossa Livraria enquanto escrevia o primero livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Depois do sucesso do livro e mais tarde do filme, foi um pulo até a fama... 'dizem' que ela se terá inspirado nas escadas da livraria! Mas quero informá-los de que é mentira que algumas das cenas do filme foram aqui gravadas! Assim como é mentira que a máquina registradora que está lá em cima tenha entrado no filme... E muito menos que o Actor que fez de Harry Potter tenha alguma vez cá estado!".

Piscou-nos o olho, picou-nos os bilhetes e lá fomos nós, eu, em modo expectante, e o Maridão em modo já mais convencido.

IMG_2798.JPG

IMG_2799.JPG

IMG_2800.JPG

20151003_175228.jpg

IMG_2805.JPG

IMG_2807.JPG

Adorei! Adorei e A-DO-REI! E hei-de lá voltar! Com mais tempo para comprar um ou mais livro. Para trazer um bloco lindo e fofinho com a marca da casa. Para demorar um tempão a escolher um dos muitos sabonetes que me encheram as narinas e que puseram logo o Maridão a dizer "OUTRO??" Hei-de lá voltar... Mais uma coisa a acrescentar á minha lista do "Antes de morrer quero..."  

Ao sair, bastou-me olhar para a cara do Maridão. Gargalhei e perguntei "Então? Gostaste?". Resposta pronta: "MUITO! Não fazia ideia..." Gargalhei mais um pouco e disse "Tenho fome!"

Ora, quem sai da Livraria Lello, e se direcciona para o lado direito vê isto

IMG_2809.JPG

Não constava no percurso. Mas quisemos ir ver.

IMG_2811.JPG

Mas não entramos. Fomos antes lanchar a bela da torrada com a meia de leite quentinha, pois a aragem assim impunha.

IMG_2813.JPG

Ora, estômago aconchegado, pernas descansadas, e lá vamos nós... nova partida, nova viagem. 

Partimos em direcção ao próximo destino. A Ponte Luis I, na zona pedestre (percurso aqui)

20151003_190225.jpg

Mais uma vez, o que se vislumbra daqui, supera as expectativas.

IMG_2824.JPG

IMG_2822.JPG

Seguiu-se uma sessão fotográfica que não interessa a ninguem porque foi tipo uma batalha entre a máquina fotográfica linda e fofinha que é minha e o telemómel XPTO que é do Maridão e quando demos por ela as luzes da cidade começaram a acender-se. Deu azo a mais um par e duas botas de exclamações e fotografias e dirigimo-nos a esta maravilha

IMG_2828.JPG

 

 A subida que encaramos, para ter acesso ao Mosteiro da Serra do Pilar, teve o desplante de nos querer desmotivar!

Isso é que era bom!

Inspira-expira e upa que se faz tarde.

Não quero ser repetitiva, mas não dá! O que se vê lá de cima é extraordinário Pessoas!

IMG_2831.JPG

20151003_193240.jpg

 Ficamos aqui um bom bocado. A coleccionar momentos bons! A encher a alma de bocados tão só-nossos! E quando nos lembramos que tinhams o carro NA TRINDADE, encolhemos os ombros, resignamo-nos e metemos pés que já latejavam ao caminho.

O sábado já ficou lá atrás, com a certeza disto:

O Porto É LINDO!

Venham ver.

Tragam um bom par de sapatilhas, roteiro na mão, e vão ver que não se arrependem

A nós faltou-nos, a Sé com os seus claustros, a Estação de São Bento, a Ribeira, a Foz e ainda aquela marginal no lado de Vila Nova de Gaia que chamava por nós.

Querem melhor desculpa para a parte II da visita ao Porto?

 

 

 

 

 

 

 

 

35 comentários

Comentar post

Pág. 1/2