Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

soutodaamor

soutodaamor

Bruxelas vista por mim... 5 By Day

O nosso 2º dia em Bruxelas foi a passear pela cidade.

Se de manhã fomos ás compras (á que conhecer tudo, não?!) a tarde foi passada a laurear a pevide.

Não visitamos nada. Mas vimos muito.

Começamos por ver a Parada dedicada á Banda Desenhada.

E perdemos um bocadinho de tempo nela. Tempo este que não estava previsto.

Porque o Tesourinho programou uma surpresa ao Pai. Levou-o ao Stand da BMW que já sabem que o Maridão é TA-RA-DÃO por carros, não sabem? mas não era um stand qualquer! Era o mais XPTO da BM! E chegando lá até eu me entusiasmei!

20140906_181052.jpg

“Era um destes oh faxfabôr!”

 

Depois, convidados que fomos a sair que as Pessoas Trabalhadoras queriam fechar e os portugas lá dentro, foi continuar a laurear.

E isto foi o que vimos:

20140906_182317.jpg

Este, em deitando os olhinhos é tipo WOOOW! Qu’ésta coisa grande caraças?! PALÁCIO DA JUSTIÇA Ladies & Gents! Segundo dizem é maior do que a Basílica de São Pedro em Roma! E, diz que na altura da sua edificação, foram destruídas cerca de 3000 casas. Isto no século XIX. E que, devido ao seu tamanho, é conhecido como “o mamute”. E tem 142 metros de altura. E tem qu’eu tive lá e tirei-lhe o azimute!

IMG_0171.JPG

Monumento dedicado á Infantaria Belga. Pessoas Militares que lutaram, e não mais voltaram aos seus, na I e II Guerra Mundial.

20140906_182905.jpg

Aqui uma vista panorâmica onde estão ali três Pessoas Lindas a aproveitar o momento…

IMG_0177.JPG

Ora um pormenorzito que Amor achou interessante e portanto levam com ele… Estão a ver o São Miguelito no seu poleiro, no alto da Torre do edifício da Câmara? Aquela que tem 96 metros… Com o zoom da minha Canon XPTO, vê-se daqui como se estivesse já ali! E lá ao fuuuuuuunndo está o Atomium… conseguem ver?

“Sim Amor. Vemos! UAU!”

Pois é Pessoas! Bota UAU nisso!

Depois foi “Butes qu’inda falta tanto!”

E chegamos ao Sablon. Bairro que fica no centro histórico de Bruxelas e cuja origem é bem interessante! Atentos, pois então:

Era uma vez um espaço grande não utilizado. Neste espaço não utilizado, viviam as Terras Húmidas, as Pastagens e as Areias. Todas se davam bem. Até que uns Humanos, armados em Pessoas e proprietários de um hospital localizado ali perto (o Hospital Saint John), acharam por bem invadi-las com os restos mortais dos seus pacientes defuntos, porque no seu próprio cemitério não cabia mais ossinho nenhum! Vai daí, as Terras Húmidas, as Pastagens e as Areias desapareceram. E no lugar delas passou a haver Alminhas De Outro Mundo. Tudo isto em pleno século XIII. Ora no século seguinte, XIV pois então, as referidas Pessoas venderam aquelas Terras que já não eram Húmidas, nem Pastagens, nem Areias a outras Pessoas que se entreajudavam entre si formando um grupo grande de mercadores-operários-e-artistas. Estes, não tendo mai nada pra fazer, vai de construir uma capelita, coisa pequena, dedicada a Nossa Senhora. Ficou terminada em 1318. Ora, como todos nós sabemos, o Povinho gosta é disto e então vai de ir á missinha e peregrinações e tal. Até que em 1348 uma Pessoa-Mulher trouxe para a Capela uma estátua da Virgem Maria que por acaso até tinha sido roubada em Antuérpia e tal segundo dizem as más línguas mas isso agora também não interessa nadinha! E vai daí, atrás dela, começaram a aparecer ainda mais Pessoas Cristãs a venerarem a Santa. E é criada então a famosa Ommegang que nos dias de hoje é vista como meros desfiles medievais, mas na altura era coisa para ser levada a sério.

Ora aqui está ela: IGREJA NOTRE-DAME DU SABLON

IMG_0193.JPG

 Mesmo-mesmo em frente está:

IMG_0192.JPG

PRAÇA PETIT SABLON – É um jardim com uma particularidade interessante: as colunas de estilo gótico, em cujo topo se encontra uma estátua representando uma profissão diferente. São 48. Não as contei mas é o que se diz…

Ora continuando sempre em frente e a subir, fomos ter á Praça Real:

IMG_0197.JPG

Aqui existia um Palácio. Coudenberg de seu nome, foi, durante 700 anos, a sede do governo dos condes, duques, arquiduques, reis, imperadores e governadores que desde o século XI até a sua destruição em 1731, exerceu a sua soberania.

“Credo Amor!... Destruição??!!”

Sim-sim Pessoas! Destruição provocada por um incêndio. E não foi num verão quente! Foi em pleno mês de Fevereiro…

Mas depressa se reconstruiram novos edifícios e, até á data, é isto que se pode ver. O edifício principal é a Igreja Saint Jacques-sur-Coudenberg que parece que tem um coro para os monges. Em frente está uma estátua erigida em honra de Godefroid de Bouillon que foi um dos líderes da Primeira Cruzada em 1096.

Continuando, que este dia já vai longo!

Achei piada a este edifício completamente diferente!

IMG_0199.JPG

Pensei “Oh coisa mai Linda-Riquinha-e-Diferente no meio desta brancura toda… Que fazes tu?!”

E levei a resposta prontamente…

“EU SOU O MUSEU DOS INSTRUMENTOS DE MÚSICA”

“Aaaaahhhh! Prazer! Amor apresentando-se!”

 E chegamos ao sitio que eu tanto ansiava!

PALÁCIO REAL…

IMG_0200.JPG

… E SEUS PORTÕES!

IMG_0201.JPG

Que como se pode ver estavam fechados-fechadinhos. Não entrava ninguém. Nem a Amor!

Que aquilo fecha cedíssimo pah! Sabiam que na Bélgica TUDO fecha ás 18 horas? E que não abrem nem prás moscas? E que 18 horas para nós eram ainda 17? Cambada de bandalhos preguiçosos pah! Fiquei tristinha, mas depressa me passou! Com tanta coisa que ainda vi esqueci este pequenino-insignificante-e-nojento percalço!

 

DO NOT MISS THE NEXT EPISODES

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post