Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

soutodaamor

soutodaamor

Em modo relax #2

E foi no fim-de-semana que vi um dos filmes do momento.

"Teoria de Tudo"

A-DO-REI!

Não vos vou falar do filme como normalmente se fala de um filme que se gosta: dos actores, do conteúdo, do répépeu pardais ao ninho.

Vou falar da pessoa que deu "origem" a este filme soberbo: STEPHEN HAWKING.

Stephen William Hawking nasceu no dia em que fazia exatamente 300 anos da morte de Galileu. O pai, Frank Hawking, era um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e a mãe, Isabel Hawking, era doméstica. Tem duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward.

Em 1959, entrou na University College, em Oxford, onde passou a estudar física. Isto provocou alguma discórdia entre Stephen e o seu pai que gostaria de ver o filho formar-se em medicina. É nesta altura (com 21 anos) que lhe é diagnosticada Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa rara, que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. É uma doença que, ainda hoje, não tem cura.  Na altura foi-lhe dada uma esperança de vida de dois anos.

Em Julho de 1965 casa com Jane Wilde de quem tem três filhos e de quem se separou em 1991. Casa-se pela segunda vez com a sua enfermeira Elaine Mason em Setembro de 1995. Stephen e Jane mantem-se amigos e estão juntos váras vezes, com os três filhos e um neto. 

Stephen não fala como nós. Ele faz-se entender através de um sintetizador de voz, porque em 1985 teve que ser submetido a uma traqueostomia, na sequência do agravamento da sua doença depois de ter contraído pneumonia. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Ora bem... Este Senhor é um físico teórico e cosmólogo e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

E tudo isto me deixa maravilhada!

A força, a determinação, o querer... sem limites, sem medos e sem sequer se questionar "Vou ser capaz?"

CLAP-CLAP-CLAP-CLAP (de pé, bato palmas).

"SOU SUA FÃ SR. STEPHEN. E quando for grande quero ter isso tudo!" (e ainda estou de pé).

 

(imagem retirada da net, amiguinha do costume)

(e a biografia foi vista no Wikipédia, amiguinho a quem recorri)

 

2 comentários

Comentar post